CIMI tem curso de Estatística aplicada à Saúde e prepara produção científica

O emprego da estatística como aliada dos profissionais de saúde na tomada decisões, tendo como meta o tratamento mais eficaz. Este foi o tema do curso “Estatística Básica Aplicada às Áreas da Saúde”, ministrado no último fim de semana no Centro Integrado de Medicina Invasiva (CIMI), centro de hemodinâmica do Hospital “Dr. Hélio Angotti”, por um dos mais renomados estudiosos do tema, o professor doutor Moacir Fernandes de Godoy.
É mais um passo para produção de pesquisa científica no CIMI, informa o coordenador técnico do centro, cardiologista intervencionista, Achilles Gustavo da Silva.
De acordo com Godoy, o curso busca capacitar médicos e outros profissionais de saúde a aplicar com certeza e exatidão técnicas para saber se um determinado tratamento é eficaz ou não, valendo-se da estatística.
“A estatística é um recurso matemático, pelo qual se fazem comparações para saber, por exemplo, se um tratamento é bastante eficaz, se está havendo o efeito confiável”, ensina Godoy.
“Não basta dizer, por exemplo, que um remédio é mais eficaz porque curou 15 pessoas em comparação com outro que curou 10, tratando a mesma doença. É preciso fazer testes para provar que realmente existe uma diferença entre eles”, explica o professor de cardiologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Muitos daqueles que se dedicam às áreas da medicina, ou da saúde de uma forma geral, tem certa aversão à matemática. “Isso não é uma boa política. O médico tem que estar afeito a teorias matemáticas justamente para poder entender e aplicar adequadamente o tratamento”, ensina Godoy.
Doutor em cirurgia cardiovascular, Godoy fala também da medicina baseada em evidências. “Quando se determina que há evidência em relação a um determinado tratamento ele tem de ser aplicado obrigatoriamente, sob o risco de se incorrer em imperícia, imprudência ou negligência. Então, a medicina baseada em evidência está fundamentada totalmente na estatística”, explica.
Juntam-se as experiências de vários grupos de medicina que publicaram artigos científicos sobre determinado tratamento, num estudo estatístico único. Se este estudo estatístico mostrar que há diferença matemática entre tratamentos, está criada a evidência.
O Professor Godoy esclarece: “o exemplo são pessoas com infarto (entupimento das artérias coronárias). Está bem demonstrado que se elas chegarem em menos de uma ou uma hora e meia a um centro de hemodinâmica como o CIMI e fizerem angioplastia (que é abrir a coronária) elas viverão mais. Isto foi provado com estatística. É evidência médica”.
A estatística, portanto, ajuda o médico na tomada de decisão, inclusive se é útil um exame de raios-x, ou tomografia, ou ressonância.
O curso aconteceu na sede do CIMI (5° andar do Hospital “Dr. Hélio Angotti”), na sexta-feira à noite e no sábado.

 

Teoria do Caos

Outro tema estudado por Moacir Godoy é a teoria do caos aplicada à medicina. “O termo caos é um pouco conflitante, pois dá ideia de confusão, desordem, bagunça. Mas, na verdade, do ponto de vista científico, o caos é uma ordem ocultam e é aplicado em sistemas chamados complexos”, diz.
“O organismo humano é complexo, não é um sistema simples”, raciocina Godoy. “Por isso”, completa ele, “um antibiótico age bem numa pessoa e não age noutra; numa epidemia, algumas pessoas são contagiadas outras não; algumas pessoas fumam e tem câncer, outras fumam e não têm câncer. Isso se explica pelo fato de o organismo humano ser não-linear, isto é, não se pode ter uma explicação única para todos. Aí a teoria do caos se encaixa bem porque ela individualiza as pessoas e assim conseguimos determinar o funcionamento de cada pessoa isoladamente, para isso utilizando-se de técnicas matemáticas”.
De acordo com o catedrático, pode-se aplicar a teoria do caos nos batimentos cardíacos, na temperatura do corpo, no caminhar da pessoa, nos hormônios que ela libera. É possível estudar o comportamento matematicamente pela teoria do caos.
A teoria do caos prova que a natureza humana é não-linear, assim como a maioria dos sistemas do universo o são, mas isto não significa desorganização e sim uma ordem oculta, que pode ser exteriorizada com a matemática, segundo a tese do professor Godoy.

 

Quem é Moacir Godoy
Moacir Fernandes de Godoy é médico cardiologista e hemodinamicista. Doutor em Cirurgia Cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor Livre-Docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Diretor-Adjunto de Ensino da Famerp. Suas áreas de interesse são: Teoria do Caos, Dinâmica não-linear, Séries Temporais, Sistema Nervoso Autonomo, Aterosclerose, Estresse Oxidativo, Cardiopatias Congênitas, Estatística.

 

Produção de Pesquisa

O curso “Estatística Básica Aplicada às Áreas da Saúde” é mais um passo rumo à produção científica no Centro Integrado de Medicina Invasiva (CIMI), explica o coordenador técnico do CIMI, Achilles Silva.
“O CIMI quer discutir temas como este e formar massa crítica com a intenção de entender melhor artigos científicos e começar a produzir pesquisa. Aplicando a estatística, nós trazemos também conhecimento para a nossa prática clínica”, destaca Achilles.
O CIMI tem estrutura para desenvolver formação e já atua nesta área com o Grupo de Discussão em Coronariopatia (GDC), formado por médicos, enfermeira e estudantes de medicina. As reuniões do grupo são semanais.
“Além do curso deste fim de semana, estamos programando outros, buscando formar grupo de pessoas interessadas, vislumbrando a criação posterior de um centro de pesquisa e, com isso, partir para a produção e divulgação de conhecimento”, explica Achilles.
As discussões do GDC são armazenadas em forma de aulas, cujas apresentações estão disponíveis no link GDC, no site do CIMI, e podem ser acessadas por interessados.

 

 

  • Ensino
    Área dedicada a cardiologia com aulas e Fisiopatologia cardiovascular
  • Nutecc

    Núcleo Transdisciplinar para estudo do Caos e da Complexidade, com Informações sobre a pesquisa Teoria do Caos Ligada a medicina e videos.
  • Links

    Endereços de sites que irão colaborar com o seu conhecimento....

Contato

Siga